Tratamento de miomas com radiofrequência. A alternativa à cirurgia!
Especialista em ablação de miomas uterinos por radiofrequência. Tratamento de miomas minimamente invasivo. Não há necessidade de cirurgia!
Para uma mulher com desejo de engravidar, um mioma uterino pode ser um problema se:
Ele está localizado no colo do útero, evitando que os espermatozoides cruzem o útero.
Ele bloqueia as trompas de falópio, impedindo a passagem do esperma para o óvulo e do óvulo fertilizado para o útero.
Diminui o fluxo sanguíneo para o útero.
Os miomas ou fibromiomas do útero são tumores benignos (não cancerosos) compostos por fibras muito semelhantes às do próprio útero.
Estima-se que 70% das mulheres desenvolvam miomas ao longo da vida, com maior incidência após os 50 anos. Geralmente são assintomáticos e não requerem tratamento.
Uma paciente pode ter um ou mais miomas de tamanhos diferentes no útero, causando vários sintomas, alterando sua qualidade de vida e até afetando sua fertilidade.
Muitas mulheres têm miomas uterinos em algum momento de suas vidas. No entanto, você pode não saber que tem um mioma uterino porque eles geralmente não causam sintomas.
Períodos longos e dolorosos.
Pressão, desconforto na pelve.
Sangramento menstrual intenso.
Dor pélvica.
Dor lombar.
Pressão retal.
Precisa urinar com frequência.
Aumento do volume do abdômen.
Dificuldade em engravidar.
Dores durante as relações sexuais
Abortos.
Tratamentos padrão para miomas
Os tratamentos são diversos, dependendo do seu tamanho, localização, sintomas e vascularidade. Para aplicar um tratamento ou outro, a idade da mulher e seus desejos de fertilidade são sempre levados em consideração.
Na Espanha, está autorizado o medicamento Ryeqo, um antagonista do GNRH que contém os princípios ativos relugolix, estradiol e acetato de noretisterona. Este medicamento é para ser tomado por via oral e é indicado para tratar sintomas moderados a graves de miomas uterinos em mulheres adultas que não atingiram a menopausa, com o objetivo de interromper ou reduzir o sangramento e aliviar a dor e o desconforto associados aos miomas.
A miomectomia, hoje é o "gold standard" no tratamento de miomas em pacientes que desejam engravidar, já que é o procedimento corroborado por mais estudos, sempre houve experiência.
As técnicas minimamente invasivas descritas a seguir têm cada vez mais suporte científico e resolvem o problema dos miomas intramurais.
Cirurgia com laparoscópio ou tubo inserido por meio de uma pequena incisão.
Cirurgia aberta ou clássica através de uma abertura da cavidade abdominal.
Técnica minimamente invasiva que permite visualizar o interior do útero. Veja mais informações.
É a remoção completa do útero ou útero da paciente.
Tratamento Radiofrequência de miomas
Os excelentes resultados do tratamento com o sistema RF tornam-no altamente recomendado em comparação com qualquer outra opção.
A ablação por radiofrequência é um tratamento de mioma minimamente invasivo, alternativa à cirurgia de mioma, que atua diretamente no interior do mioma por termocoagulação do tecido por meio de uma agulha muito fina que emite radiofrequência em sua ponta, de maneira controlada em todo o superfície do mioma e sem lesar o músculo uterino.
Técnica alternativa à cirurgia de mioma.
Não requer internação hospitalar.
Evite riscos cirúrgicos.
Sem agressão às paredes uterinas.
Recuperação rápida do paciente.
Preserva a fertilidade do paciente.
Possibilidade de tratar vários miomas na mesma intervenção.
Quando os miomas são múltiplos ou grandes, Laparoscópica, Laparotomia ou Miomectomia Histeroscópica, permitir preservar o útero.
Mioma uterino de 14 cm de tamanho, removido por laparoscopia.
Remoção de 74 miomas uterinos sem transfusão de sangue. O maior número de miomas excisados em um paciente usando uma Incisão de Phannestiel.
Mioma removido por laparotomia medindo 4,5 kg e 35 cm. A paciente teve duas gestações após a intervenção.
Extração de 61 miomas uterinos de uma paciente de 36 anos. O paciente teve uma recuperação muito rápida, após três dias recebeu alta e estava em sua cidade (Bilbao, Espanha).
A embolização das artérias uterinas é uma técnica segura, introduzida por Ravina em 1995, posteriormente endossada por agências mundiais (NICE, FDA ..), é um método seguro. É doloroso na primeira semana após a embolização e tem um risco de amenorréia permanente (sem menstruação) de 3% nas pessoas com menos de 40 anos e 15% nas pessoas com mais de 40 anos.
Não é considerada a primeira escolha em pacientes que desejam engravidar em algum momento da vida.
É a destruição de miomas por ultrassom de fora. Um sistema de mapeamento térmico é usado para tratar o mioma com o efeito térmico, o procedimento geralmente dura 3 horas, miomas de 2 a 10 cm podem ser tratados, embora o FDA tenha autorizado 4 a 5 horas de tratamento. É um tratamento eficaz, em termos de controle do sangramento e redução do tamanho do mioma. As principais desvantagens são o tempo de duração do procedimento, a necessidade de repetição do procedimento e o preço.
A Radiofrequência Vaginal é um procedimento ambulatorial. É realizado com controle ultrassonográfico e o paciente fica sedado. Primeiro, é feita uma biópsia do mioma, que é analisada na anatomia patológica. O mioma é puncionado com uma agulha de radiofrequência e todo o mioma é tratado. Posteriormente pode-se verificar na mesma sala cirúrgica como a vascularização da mesma desapareceu. É um procedimento seguro, os controles serão feitos aos dois e aos 6 meses.
Temos tecnologia de ponta. Ecografia Ginecológica Doppler 3D - Elastografia para avaliação de miomas, duas novidades no tratamento de miomas uterinos.
Reconhecimento de carreira profissional Women Health
Nossa equipe de médicos especialistas vem realizando tratamentos de mioma uterino com as técnicas mais inovadoras por mais de 15 anos.